Quem sou eu

Minha foto
Jaú, São Paulo, Brazil
Alguém que já viveu o suficiente para entender que não posso me definir num simples "Quem sou eu" porque o ser humano está em constante transformação. Só posso dizer que busco mudar para melhor.

sábado, novembro 02, 2013

Finados

Hoje é dia de finados e me pego recordando meus tempos de adolescente quando minha família estava completa e não tinha ainda sentido a perda de alguém próximo. Finados era um dia de festa porque morávamos perto do único cemitério da cidade e todos os amigos, parentes que iam visitar chegavam até em casa para um bate papo, um café da tarde, tempo de frutas, muitas mangas maduras. Logo cedo íamos ao cemitério mas para passear, não tínhamos sentido ainda o verdadeiro significado da data. Muita gente, muitos conhecidos, colegas, amigas e claro aquele carinha que a gente vinha paquerando e ali era o lugar onde certamente iríamos encontrar. Muito subir e descer a rua central, rir e trocar olhares e quem sabe marcar um cinema pra noite. Mas não éramos nós, e sim todos, os rapazes passavam o dia no cemitério. E pra fechar o dia todo ano caía uma forte chuva.
Meu primeiro contato com a morte foi justo minha mãe aos 53 anos de neflite, naquela época 1972. Cinco anos depois, meu pai enfartou aos 70 anos, aí começaram os irmãos a Dulce aos 37 anos juntamente com o marido Paulo num acidente de avião, meu irmão Osvaldo enfartou em 1998 aos 60 e poucos anos, em 2002 meu irmão Sebastião faleceu aqui no Amaral Carvalho, antes de completar 60 anos. 
Conheço agora o verdadeiro significado do dia de finados, respeito e oro. Como todos dizem, não consigo sentir que estão todos apenas em outro plano e que cuidam de nós. Sinto apenas que se foram, abandono total, ligação nenhuma. Será que algum dia nos veremos de novo?

Um comentário:

Nana disse...

Também me senti abandonada. Tenho esperança de poder reencontrá-los apesar de minha descrença. Contraditório não? Eu sei. Vou seguir e viver o que tiver de viver sem nenhum medo do deus inventado pelos homens. Pobre de mim, dirão os cristãos, de coração, que assim seja.

abraços