Quem sou eu

Minha foto
Jaú, São Paulo, Brazil
Alguém que já viveu o suficiente para entender que não posso me definir num simples "Quem sou eu" porque o ser humano está em constante transformação. Só posso dizer que busco mudar para melhor.

domingo, dezembro 28, 2008


Natal já passou...espero que o seu tenha sido bom. O meu foi maravilhoso! Muito bom ter por perto pessoas queridas. O real significado do natal não deixamos sufocar pelas comemorações, o nascimento de Jesus, não aquele de dois mil anos atrás, mas o nascimento desse amor em nossos corações. Que a paz do Menino Deus esteja com você todos os dias do ano que se inicia.

Logo teremos a passagem do ano. Simplesmente como a passagem de hoje pra amanhã ou de quarta pra quinta feira. Sem cobranças do tipo alcancei o planejado, não consegui nada. Sem promessas... apenas a esperança de fazermos nosso melhor pra que o ano seja melhor. Orar muito, pedir a Deus muita saúde, paz, alegria, prosperidade. E sinceramente? Batalhar pra isso pois muito depende de nós. Pedir a Deus sem mudanças internas não está com nada.

Bom pra você um super 2009!

terça-feira, dezembro 09, 2008

Presente de Natal


Existem presentes e caixas de presentes. Existem pessoas e existem animais. Pra ser mais clara, gato. Uma pessoa muito carinhosa presenteia outra pessoa com uma cesta de Natal, sem mesmo saber que está presenteando uma caixa pra um gato. A pessoa fica feliz com o champanhe, vinho, panetone. O gato fica feliz com a caixa que passa a ser seu lugar preferido. O gato não cabe na caixa, mas o gato se esforça pra dormir dentro dela. Ela vira cama, brinquedo, afiador de unha, esconderijo. Gato essa caixa já virou um sofrimento, não dá pra ficar confortável, deita na cama! Que nada a caixa é tudo que pode ser de mais importante pro gato. Até que ele se desencane e encontre outra coisa pra se apoderar como dono.

Sinceramente falando esse gato é muito cheio de manias.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Porque sim, porque não?


Ai, sinceramente é difícil dizer sim quando o coração quer dizer não.

Tudo por aqui está bom demais, alegria, companhia, parceria, som, pizza de frigideira, celular de ameia. Tudo por aqui está bom demais, então porque voltar atrás?

A vida prossegue, solto o apego, penso direito. Que vale o aqui sem o lá?

Lá também é bom demais, tem muito verde, muita água, boi caprichoso, muito som e alegria, sem contar a companhia...que não será mais minha.

Sinceramente falando, por aqui ou por lá, sim ou não, vale mais o amor que a gente dá.


terça-feira, dezembro 02, 2008

Sinais natalinos


Por todo lado sinais natalinos, acontece de repente quando menos esperamos aí está o Natal com suas cores, sons, brilhos e muita promessa de felicidade.

Sinceramente falando o Natal nos chama à outra realidade, o advento do Cristo. Sabe o que é advento? É a espera pela chegada do Menino Jesus, não aquele de dois mil anos atrás, mas esse que renasce em nossos corações. O advento é como uma gestação, começamos a esperar. Por todos os cantos inicia-se as novenas de Natal. Eu mesma comecei a participar de uma ontem, é muito bom, nos traz para esse lado espiritual, não comercial. Claro que vamos trocar presentes, mas em primeiro lugar estamos a espera do Salvador.

E sinceramente se todos se voltassem mais para o divino as coisas poderiam melhorar. Tudo que vemos nos jornais, telejornais são provas de que estamos vivendo o apocalipse.

Então! Que tal esperarmos o Natal com um sentimento diferente desta vez? Esperando a vinda do Salvador, aquele que pode nos libertar de tantas dores.

terça-feira, novembro 11, 2008

O tempo


Passa sem dó nem piedade, mas temos que ser inteligentes e saber conviver com ele. Antes eu lutava contra o tempo, sentia mal, deprimida cada aniversário. Agora agradeço a Deus cada ano que passa, cada niver comemorado. É a vida falando mais alto, é a vida vencendo a depressão, mostrando um leque de opções, de oportunidades.

Quero cada vez mais poder receber os amigos, comemorar e ouvir PARABÉNS PRA VOCÊ! Isso é vida!

quinta-feira, novembro 06, 2008

Dois cavalos



"Na estrada de minha Casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá. De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego.
Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo - um cavalo mais jovem. Isso já é de se admirar. Se você ficar observando, ouvirá um sino.
Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.
Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele. Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo. E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, pára para que o outro possa alcançá-lo. E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos. Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas.
Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho. E assim são os bons amigos. Você não precisa vê-los, mas eles estão lá."


Recebi esta história por e-mail- Tem coisas que nos faz parar pra pensar.

sábado, novembro 01, 2008

Enquanto isso...


As coisas estão acontecendo então fiz uma pausa pra ver no que vai dar. Penso positivo, claro. Oro, óbvio! Espero o desenrolar do novelo, nossa vida é uma linha traçada por Deus e temos que ter paciência e esperar o caminho ir se descortinando a nossa frente. Não adianta espernear, lutar, nadar contra a correnteza. Esperar em Deus é isso!

Enquanto isso...

quinta-feira, outubro 30, 2008

Como pode?



Como pode? Você conhece um lugar maravilhoso, um verdadeiro paraíso, eu acho né, e depois de algum tempo este mesmo lugar será o habitat de alguém muito querido. Sempre achei mágico o Amazonas, desde Manaus, hotel Ariaú, Novo Airão, Barcelos e todo o mundo que se abre a frente. A mata, puxa vida não tem nada mais cheio de paz que o entardecer num barco, olhando o espelho d'água, o canto dos pássaros, o grito das coloridas araras, os macaquinhos pulando nos galhos. Sons da mata! Fecho os olhos e ouço! Ainda tenho na mente o lindo pôr do sol.




Atenção fadinhas, gnomos, silfos, salamandras, ondinas, éter, cuidem do meu filhote aí.

sexta-feira, outubro 17, 2008

Cometa







"É o corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para além da órbita de Plutão. Entre os primitivos e silvícolas inspiravam superstição e temores, associados a anjos, demônios ou entidades espirituais providas de poder sobre os povos."

No sistema solar de minha casa, aonde bailam estrelas de grandeza superior a qualquer outra do Universo comum, passa apenas cometa nada parecido com asteróide, mas composto de fogo, causando uma onda de calor com mistura de felicidade. Entre nós não inspira superstição nem temores, apenas associa-se a anjo provido do poder do amor. A sua presença, mesmo que rápida, aquece o ambiente deixando uma luz terna, suave, capaz de elevar nosso pensamento até Deus, permitindo um silêncio de coração afagado, mesclado de estridente alegria.

Diz a le
nda que inventei agora, que a felicidade consiste em não fazer amarras, soltar o cometa para que seu raio de amor, alegria, felicidade, viaje por lugares ainda necessitados de calor, amor e silencioso pela tristeza.

Sinceramente falando, quem tem a felicidade de ver este cometa da alegria nunca mais será o mesmo, portando se acontecer de repente uma inundação de paz de sua presença aproveite, o aceite e receba seus benévolos fluidos deixando-o partir livremente. Apenas uma superstição: dizem que quem o manda embora ou o retém, fica condenado a viver eternamente à espera de sua volta...se isso acontecer.














quinta-feira, outubro 09, 2008


Me beijo



Tudo tem volta.

O passado volta.

Meu passado, triste, volta em sonho.

Sonho doído, sofrido

Por relembrar quanto doeu.

Voltou feliz, cheio de esperança,

Vestido de branco, soltou seu passado

Queria estar no meu presente.

Não! Não quero mais!

Deixei o sofrer para trás.

Meu caminho foi só,

Foi muito só que me fiz feliz.

Amo-me e é assim que me vejo.

E de tanto me amar, me beijo!

sexta-feira, outubro 03, 2008

Muito bom!


Muito bom mesmo estar bem independente de problemas de todo tipo, quando não se pode esperar grande coisa da vida. Sempre ouvi falar sobre uma chave para abrir o coração, a bendita chave que só se abre de dentro pra fora. Eu estudei muitas religiões, li a Biblia sagrada de Genesis a Apocalipse, e todo tipo de livro que me caía nas mãos. Sentia uma revolta, raiva, desinteresse pela vida e nada estava bom. Claro a culpa era de Deus que não me amava, tudo que eu pedia não atendia.

Bom, a chave existe, abre mesmo de dentro para fora, mas é necessário ter paciência e esperar o tempo de Deus, quando não se está pronto não adianta. De repente, uma palavra e essa porta se abriu, sinto paz, alegria mesmo com dificuldades financeiras, doenças na família, o interessante é que o tempo todo Deus estava do meu lado e queria o melhor para mim, mas eu não via.

Sabe,é muito bom entregar a direção de nossa vida a Deus, tudo fica mais fácil e as sombras desaparecem.

Experimente! Pare de sofrer, se entregue!

quarta-feira, setembro 17, 2008

Estações do ano!



Antes do estrago feito pelo homem no planeta, as estações do ano se caracterizavam pelo friozinho no inverno, flores na primavera, folhas soltas no outono e muito calor no verão. Claro que uma sempre se despedia da outra com algumas flores no outono, folhas caindo no inverno e uma brisa fria na primavera. Agora parece que o verão é quem comanda com temperatura elevada em qualquer estação, provocando degelamento, também vemos verdadeiras tragédias causadas pelas chuvas, seca e outras tantas coisas nunca vistas com a revolta da natureza. O verão é muito bem vindo nas praias, cidades de veraneio, mas bom mesmo é a primavera que além da temperatura mais agradável, nos presenteia com paisagens maravilhosas, verdadeiras obras de arte em flores. Ontem enquanto jogava água no quintal ia tirando algumas folhinhas secas das plantas, já havia sido descobertos quatro botões de orquídea e achei no meio das folhas um lindo lírio da paz. É a primavera chegando como se dissesse: "mesmo com chuva ou sol escaldante, estou aqui para dar um colorido especial ao seu dia." Que chegue a paz para todos!

domingo, setembro 14, 2008

Falando sobre o tempo


Sinceramente o tempo passa tão rápido que me confunde a cabeça... Hoje eu me pus a arrumar a caixa de álbuns de fotos, tantas e tanto tempo comprimido alí entre sorrisos, abraços, mergulhos, palmas, parabéns, feliz natal, nascimentos, casamentos...Pude então me transportar no tempo, nas histórias de cada álbum, tanta alegria, sentimentos, ressentimentos, saudade dos que já passaram para o andar de cima. Interessante que a gente volta mesmo àquele dia não importa quanto tempo faz, o sentimento é real, atual. Tantas amizades, carinhas inocentes, olhares curiosos que agora já se transformaram em pais, mães dedicados, responsáveis. E eu? Naquela foto em que torci o nariz me achando velha, feia. Acredito ter subido alguns degraus na minha auto estima porque pude comparar antes e hoje e reconhecer naquela foto uma pessoa totalmente bloqueada pelo medo de envelhecer, então se sentindo velha e feia, quando na realidade era jovem e muito bonita. Através da compreensão hoje causo riso nas pessoas de minha família ao me verem de câmera em punho tirando várias fotos de mim. Para quem mal se olhava no espelho já foi um grande passo e hoje me considero uma pessoa bonita, gosto de tirar e ver fotos minhas. Ah fiz as pazes com o tempo porque hoje falo de boca cheia, em novembro completo 59 anos. Bem vividos? Não! Mas ainda há tempo para relaxar e viver o hoje sem medo, se envelheço é porque estou viva e as rugas no rosto não é o que faz a diferença e sim viver em paz. Meu foco agora é outro, penso mesmo é na beleza interior, que basta sentir para ver.

sábado, agosto 23, 2008

Antes/Agora


Sinceramente, ANTES eu era muito revoltada. Coisas da minha cabeça, insatisfação, queria o que não tinha, o que tinha nem me dava conta. Uma depressão tão grande que já acordava com vontade de chorar, não queria saber de nada, não queria comer. Cada dia uma tortura, mal humorada, chata e aí pronto ficava de mal com o Criador me sentindo rejeitada por Ele, coitadinha de mim. Um dia quando acordei a faxineira estava trabalhando e eu dei um bom dia frio. Ela me cercou até puxar conversa e disse que eu era meio difícil, diferente das outras que eram mais falantes e simpáticas. Eu me desculpei e disse que costumava acordar muito a noite e dormia mal. Ela me perguntou se eu já havia me questionado por que acordava muito a noite e me surpreendeu com uma afirmação: Deus te chama a noite pra ser louvado. Bom logo pensei conversa de evangélico tentando me levar pra igreja. Me posicionei contente com minha religião e firme na minha escolha. Então ela me disse que cada um tem o direito de escolher sua religião, mas a fé faz grande diferença e me pediu pra tentar pelo menos. Nessa noite quando acordei sobressaltada, suada, me lembrei de Elisa e orei um Pai Nosso, repeti algumas partes que gosto da missa e cantei um hino de louvor. Na noite seguinte a mesma coisa e nas próximas já acordava com as palavras de louvor na boca e percebi que a cada dia acordava melhor. Isto virou rotina, acordo louvo ao Senhor e durmo com o som dos hinos.

Sinceramente, AGORA posso dizer que sou uma outra pessoa, mais calma, centrada, acordo bem e nunca mais me senti mal. Sinto uma alegria que vem de Deus estou mais firme na fé, mais assídua na igreja e quando alguém pergunta como estou? Cara, é muito bom poder dizer realmente sentindo: estou ótima.Aquela insatisfação, angústia, revolta desapareceram. Graças a dica da Elisa.

E então você aí, tenta vai, não custa: quando acordar a noite sem quê nem por quê, Louve a Deus, pode ser Ele querendo mudar sua vida.

terça-feira, agosto 19, 2008

Ontem ao luar



Marisa Monte

Composição: Catúlo Da Paixão Cearence/
PedroAlcântara
Ontem ao luarNós dois em plena solidãoTu me perguntasteO que era dor de uma paixãoNada respondiCalmo assim fiqueiMas fitando azul do azul do céuA lua azul e te mostreiMostrando a ti dos olhos meus correr sentiUma nívea lágrima e assim te respondiFiquei a sorrir por ter o prazer de ver a lágrima nos olhos a sofrerA dor da paixão não tem explicaçãoComo definir o que só sei sentirÉ mister sofrer para se saberO que no peito o coração não quer dizerPergunto ao luar travesso e tão tafulDe noite a chorar na onda toda azulpergunto ao luar do mar a cançãoQual o mistério que há na dor de uma paixãoSe tu desejas saber o que é o amor
Sentir o seu calor
O amaríssimo travor do seu dulçorSobe o monte a beira mar ao luarOuve a onda sobre a areia lacrimarOuve o silêncio a falar da solidãoDe um calado coraçãoA penar a derramar os prantos seusOuve o choro perenal a dor silente universalE a dor maior que a dor de DeusSe tu queres maisSaber a fonte dos meus aisPõe o ouvido aqui na rósea flor do coraçãoOuve a inquietação da merencória pulsaçãoBusca saber qual a razãoPorque ele vive assim tão triste a supirarA palpitar em desesperaçãoNa queima de amar um insensível coraçãoQue a ninguém dirá no peito ingrato em que ele estáMas que ao sepulcro fatalmente o levará

quarta-feira, agosto 13, 2008

Fascinante!


Minha irmã tem um guarda- roupa um tanto quanto inusitado, ela morre de medo de expô-lo pois diz que é muito bagunçado ou seja uma bagunça organizada, coisa que só ela entende. Hoje ela me pediu para procurar uma pasta e eu cuidadosamente abri as portas. Sinceramente, eu penetrei num mundo fascinante! Fiz uma viagem ao passado, achei coisas que nem imaginava ainda existir e interessante que cada objeto me transportava à um tempo parte de nossas vidas. Chato contar isso, nem pense que o guarda-roupa é algo enorme ou super lotado, um pouco desarrumado devido ao tamanho e formas do que se encontra dentro. Mas cara, foi muito bom procurar esta pasta, fiz um tur por várias fases de nossas vidas. Veja só: um livrinho de pensamento que a mãe de um amigo deu quando ele fazia engenharia em nossa city, coisa de 30 e poucos anos, cara nem lembrava mais disso; fotos mil; caixas, caixinhas, pacote de presente ainda não aberto ( que será que contém?); livros, peguei um vou ler; documentos, uma foto 3/4 minha muito gracinha cabelos longos, uma pele, rostinho fino, delicado; xale, bijoterias, material de escola; tantas coisinhas de um passado distante. Ela perguntou se eu queria colocar ordem, arrumar, jogar o que eu quiser, claro que eu quero. Vai ser muito bom entrar nesse mundo fascinante, quase mágico. Ah deixei pra contar por último o que achei e isso me trouxe lágrimas nos olhos: O umbigo do Thiago filho dela, agora com 29 anos. Ah, mãe!!!

Olha ele aí em cima.

terça-feira, agosto 12, 2008

Gato, gatinho
gato menino,
gosta de brincar?
Nana o neném!
Quando ele dormir,
durma você também!
Posted by Picasa

sábado, agosto 09, 2008

Vida



Sinceramente a vida é uma caixinha de surpresas, não podemos decidir nada, aliás achamos que somos os donos de nossas vidas, e enchemos a boca pra falar: eu vou fazer isso; eu decidi por aquilo; tudo bem que temos que ter um direcionamento, um norte, um planejamento, mas apenas pra sentirmos um pouco focado. Na verdade não sabemos o que nos espera no minuto seguinte. Vemos pessoas que deitam cheios de coisas pra resolver e não amanhecem vivos; outras atravessam a rua e não chegam na calçada de lá. Temos que ter um planejamento, certo! Vou resolver isso, vou viajar, fazer aquilo que há tempos estou prorrogando, mas gente, sinceramente... vamos colocar a direção de nossas vidas nas mãos de Deus, é mais fácil e é isso que Ele quer. Descanse no Senhor! Não carregue sozinho o peso de tantas decisões. Ele sabe o que está por vir no minuto seguinte e nossos olhos estão vendados, apenas supomos.
Vamos lá! Ele está oferecendo a mão, deixe de orgulho besta, segure firme. Se você não confiar em Deus vai confiar em quem? Ah! Quem sabe no seu intelecto, no seu poder de fogo, na sua conta bancária, claro aquele livro que você leu, tantas dicas te deu.
Sabe... sinceramente falando...deixa pra lá.

sábado, agosto 02, 2008

Terapia da serenidade (Linus Mundy)






Encontre tempo para brincar no que você gosta. Não importa sua idade, a sua criança interior precisa recriar-se, recreando-se.



Dê- se a permissão de alguns atrasos. A vida é para viver, não para marcar horários.





Escute o sopro do vento. Ele leva uma mensagem de ontem e de amanhã- e de agora. O agora é que conta

sábado, julho 26, 2008

"Mais ou menos"







"O homem pode libertar-se de tudo, menos de sua consciência, e não há nada que a incomoda mais do que uma vida vivida no "mais ou menos" ou melhor: uma vida mais ou menos vivida. Porque a indecisão esvazia as possibilidades, e a dúvida conduz a alma à tristeza.

Mais ou menos é a medida da derrota, é o selo do fracasso, é a marca de tudo o que poderia ter sido bem-feito mas não foi, vivido com intensidade e não foi. Foi uma palavra do livro de Jeremias que diz: "Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor" (Jr 48, 10a). Quem negligencia não deixa de fazer, mas o faz com descuido, com desleixo, sem atenção; faz mais ou menos. Um homem mais ou menos justo não é justo,uma mulher mais ou menos fiel não é fiel e um coração mais ou menos quente é morno.

Coragem! Chega de deixar escapar as oportunidades que Deus lhe dá, por medo de se entregar! Por que deixar mais uma vez para amanhã aquilo que Deus quer para agora? Tudo o que for postergado para o dia de amanhã deixou um vazio no hoje, que é o único tempo que você realmente tem. Mas não desanime por isso!

Deus é amor, Deus ilumina, Deus inspira, deus acalma sua alma, Deus preenche o vazio que você traz dentro de seu coração. Ele lhe dá uma nova chance para lutar e, quando você cansar, Ele será o seu repouso... mas Ele precisa da matéria prima para construir sua nova história. Ele precisa da sua luta.

(do livro Vencendo aflições alcançando milagres de Márcio Mendes)

sexta-feira, julho 25, 2008

Plenitude





Você chegou perto de mim
Num momento nada propício
Jamais poderia imaginar
Que se tornaria vicio.
Seu olhar nem sei
Foi tudo que eu poderia desejar,
De repente firme profundo
Azul, sei lá, só percebi a suavidade
Profundo e suave, como pode?
Deu-me segurança há muito não sentida
Por saber tão protegida.
Sentimento mútuo doce, meigo
Um olhar que acaricia
Que passa amor vindo da eternidade
Amor que nutre, acalenta a alma.
Entrar no mundo dos sonhos,
Que mundo estranho que me faz dormir,
Sem querer jamais acordar?
Acordar para quê?





terça-feira, julho 08, 2008

Dei um tempo


É dei um tempo nisto aqui. Sabe tem hora que não acho nada de bom pra escrever e prefiro dar um tempo. Minha casa parece o Iraque cada dia cai uma bomba. Bomba está vindo do território inimigo, amigo, conhecido e de todo canto. Pior é que não estamos merecendo isso. Cabe a nós selecionarmos o que engolimos ou o que cuspimos fora. Difícil agradar a todos, principalmente quando chegamos ao mais alto grau de estresse. Fui a dentista hoje e perguntei o que ela me recomendava. Sabe a resposta, entre risos? Dois meses de SPA!

Bom pelo menos tentamos fazer o nosso melhor.

terça-feira, julho 01, 2008

Caixas


Caixas, caixinhas

O que escondem?

Segredos? Brinquedos?

A ilusão de poder fechar, guardar.

O que escondem?

Saudade?

São brancas, rosas, verdes,

Tantas cores!

São grandes, pequenas,

Quadradas, redondas...

Cada uma tem sua função,

Guardar!

Segredos, sonhos,

Fotografias,

Lembranças de muita alegria.

Brincos, um colar,

Já cansados de enfeitar.

Um papel de bala amarrotado pelo tempo,

Mas que encerra suspiros gostosos de relembrar.

Caixas, caixinhas,

Quais são seus segredos?

Guardar!

sexta-feira, junho 27, 2008

Internamente


Há algum tempo eu tinha o hábito de me reunir com algumas pessoas, meditar, orar, trocar experiências, vivência. Era muito bom, no final todos relaxados, internos, com a palavra de Deus no coração, tínhamos melhores condições de enfrentarmos o dia a dia.

Agora, ouvindo a rádio Regional Esperança da cidade de Lins, minha cidade natal, um programa religioso com músicas suaves, sinto falta de voltar para dentro de mim, me encontrar com meu Cristo Interno, aquela chama Divina que existe em todos nós. É muito bom orar, ouvir boa música, sintonizar com Jesus, ponte direta com Deus.

Sabe, preciso muito de me entregar aos cuidados do PAI, deixar de lutar por conta própria e deixar que Ele me guie.

Deus a Ti entrego meu destino, que seja feita sua vontade e não a minha.

domingo, junho 22, 2008

mãozinhas


Sinceramente... o tempo está passando rápido demais. Não só as horas, dias, mas o tempo em si. Antes eu tirava os enfeites de Natal e embalava cada um em jornais, separava os da árvore dos do presépio, dos enfeites da mesa e assim não tinha dificuldade para pegá-los no próximo Natal. Agora enfio todos dentro do guarda- roupa só não deixo a árvore armada hehehe, seria demais. Tem casas que exibem seus enfeites o ano todo, ficam montados pois são tão bem feitos que evitam trabalho e gasto já ficando de um ano para outro, chega o final do ano e é só acender as luzes.

Mas eu falo mesmo de tempo, aquele que transforma nossas crianças em adultos, nossos filhos em pais e nos dão netos, sobrinhos-netos. Minha irmã Bete quando jovem gostava de desenhar a mãozinha das crianças. Chegava um sobrinho com mãozinhas lindas, gordinhas e lá ia ela com papel e lápis, espalmava a mãozinha e contornava com o lápis dedinho por dedinho sob o olhar brilhante da criança vendo surgir no papel sua mão. Hoje procurando um documento em seus guardados, que sonho...um monte de mãozinhas, pequenas, maiorzinhas, algumas até com assinatura, meio que rabiscos.

Que saudade! Essas mãozinhas, algumas já cansadas das labutas da vida, mãozinhas que já trabalharam muito cuidando de outras mãozinhas.

É, a fila anda...e anda depressa! Trate de suas mãozinhas como se não houvesse amanhã, porque não demora essas mãozinhas já estarão cuidando de outras e você pode já estar com as suas cruzadas.

quarta-feira, junho 18, 2008

Gosto amargo






É o gosto da desilusão,



gosto amargo tem também a ilusão que



faz coro com a solidão.



Gosto amargo é a própria ingratidão



sabor quente da derrota fruto da vingança,



da destruição.



Gosto amargo sente a língua felina,



sente também o silêncio cauteloso



do coração maldoso que se mostra apenas pelo olhar.



Olhar dissimulado, forte, fortuito.



Gosto amargo tem o fim do caminho



e este se mostra apenas adiante,



quando não dá mais pra voltar atrás.

quinta-feira, junho 12, 2008

Dia dos namorados


Sinceramente falando, comparo muito à música "TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO", porque os namorados não têm só o dia 12 de junho. Todo dia é dia dos namorados. Você que ama, passa um dia sem se lembrar de seu namorado ou namorada? Você que ama, passa um dia sem se lembrar de seu marido ou esposa? claro que não. Hoje é um dia em que o comércio impõe que você compre um presente e ofereça a quem você ama. É gostoso, fala sério! Imaginar o que será que vou ganhar? Ai, meu Deus o que compro pra esse homem? Não podemos esquecer do dia a dia, um beijo carinhoso, um olhar meloso, um abraço gostoso! Ouvir com o coração. Não deixar dúvidas sobre seu amor... isso complica o relacionamento. Sinceridade acima de tudo, lealdade e se não está mais afim, abra o jogo. E sempre compareça com uma flor, um bombom, romantismo nunca sai de moda, não fica careta.

Pra todos os:

namorados;

casados;

amantes;

amasiados;

sonhadores em geral, apaixonados pelo amor...

UM FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

domingo, junho 08, 2008

Vida


Celebrando a vida. Aqui em casa não tem essa de passar em branco, mesmo à revelia do aniversariante, tem festa. Bom pelo menos bolo com sorvete, sempre aparece um amigo, mais outro, um parente e acaba tudo em festa. Dia 6 foi niver da minha irmã Magali e hoje teve feijoada, bolo, sorvete, amigos, o Marcio veio de Bauru com uma amiga, a Dirce veio de Sampa. Eu como sempre munida de câmera fotográfica.

PARABÉNS MAGALI!

terça-feira, junho 03, 2008

Sinceramente...


...todo mundo devia fazer terapia. Os terapeutas fazem terapia. Eu faço e tomo meus citta da vida. Ontem mesmo fui, na verdade ele é um psiquiatra e dos bons, me cobra metade do preço da consulta e ainda me dá amostras grátis. Isso é bom, já vale a pena. Acontece que eles fuçam tanto, mexem, remexem, trazem o passado pro presente, fazem uma salada e acabo saindo de lá bem. Parece que conforme vou vivendo o dia a dia vou confundindo tudo e só uma boa terapia pra botar a cuca em ordem. Não dá pra conviver com tantos problemas sem tropeçar em alguns deles. O que ele me disse é que tenho que trabalhar com a culpa, quando jovem tomava decisões de acordo com o que meus pais queriam, eu achava certo, e esse achar certo já era escolha minha, então tenho que assumir minhas escolhas sem culpar ninguém. Quanto as escolhas dos outros com ou sem interferência minha, não deixa de ser escolhas dos outros, então... longe de mim culpa.


domingo, junho 01, 2008

Amy Winehouse


Assistindo hoje um DVD dessa cantora, deslumbrada com voz tão incrível, uma benção de Deus, fico imaginando o que leva um ser humano que tem tudo pra se dar bem na vida,a se destruir desta forma. O consumo de drogas continua sendo um sério problema e me recordo lá atrás de Jannis Joplin e Jimmy Hendrix. É, sinceramente falando, a droga está levando à melhor. Quando que as pessoas vão compreender que esse é um caminho quase sem volta, principalmente aqueles que têm um dom como Amy e grana não falta para o consumo. Poucos são os que têm oportunidade e vontade para fazer um tratamento e voltar à vida. Claro que por trás disso existem muitos problemas não resolvidos, mas essa não é a saída. Espero sinceramente que ela e muitos outros recebam e aceitem apoio para lidar com esse problema tão sério.

Sinceramente? A vida é tão curta pra quê se destruir, se acabar, vamos ser felizes.

sexta-feira, maio 30, 2008

Tudo acaba...e recomeça!


Tudo que é bom também acaba, por isso sinceramente vamos viver o momento. Cada uma que chegava hoje olhava o quarto vazio, ausência total de som, ausência total de vida, ausência total de alegria. Não! Só podia olhar o quarto, observar, pensar, sentir e calar. Sem observações, sem uma palavra: o olhar já dizia tudo e os olhos já mostravam o coração dilacerado de saudade.Como já disse Milton Nascimento em uma música, dos dois lados da partida, quando alguém vai deixando os olhos molhados de saudades, há alguém esperando com os olhos molhados de alegria. Por isso insisto em que devemos viver o momento, saboreando cada olhar, cada palavra, cada gesto de carinho, cada afago.


Sinceramente falando...é chato ser gostoso!

quarta-feira, maio 28, 2008

Glaucoma


Aconteceu comigo... pode acontecer com vc. Glaucoma não pega, se na sua família alguém tem, vc pode vir a ter. Esta semana vi na tv que aquele era o dia internacional do glaucoma. Ha coisa de pouco tempo teria mudado de canal, mas agora o assunto me interessa, e como! Comecei a perder a visão do olho direito, como sempre usei óculos achei que era normal. Doía muito, não levei em conta, achava normal afinal o grau estava correto e estava em dia com minhas visitas ao oftalmologista. Um dia troquei de oftalmo e ele se assustou com a pressão do meus olhos, questionou sobre o outro médico e eu disse que ele sempre fazia fundo de olho e estava tudo normal. Mas acontece que eu não compareci à consulta um ano e nem me dei conta. Foi aí que a pressão alterou. não pode passar de 13 e eu estava com 16 no olho esquerdo e quase 20 no direito, o médico passou um colírio e eu usei, acabou pronto, não comprei mais. Que falta de atenção, tive que voltar numa consulta extra e ele claro me deu uma bronca e disse pra prestar atenção, o colírio era duas vezes ao dia... sempre. Agora faço tudo direitinho, mas a visão está baixa, tenho que escolher bem lugar para sentar na igreja e em outros locais como cinema, teatro... Se dói corro e passo na frente de todos, é ordem do médico. Outra falha minha, tive gripe e meu peito ficou congestionado e comprei um expectorante, 3 doses e via tudo nublado, saí senti tontura e tive que voltar de taxi. Um ponto importante pra quem tem glaucoma é ler bula dos remédios. Sabia que quase todos têm restrição a quem tem glaucoma?

Sinceramente... essa é uma experiência e uma boa dica pra vc, não?

domingo, maio 25, 2008

De repente ...


...parece que o tempo não passou, que tudo continua como antes. E antes era assim: pânico na tv, pegadinhas, Marcos Mion e muita risada. Uma gargalhada que atravessa minha alma e aquece meu coração deixando vir uma paz e muita alegria. Filmes, muitos filmes. Futebol, acha eu vendo futebol? Panqueca, homelete, sorvete, macarrão e muito biscoito. Quero, quero... eu me seguro senão vai grana. O telefone toca...o telefone toca. A música alta penetra todos os cantos da casa, danço, rio, gargalho. Há uma luz! Sei que há uma luz! Forte, deslumbrante, toma conta de todos os cantos escuros do meu coração. Afugento o medo, a dúvida, a certeza. E a certeza é o único remédio para todos os males.

A certeza de que o silêncio se aproxima.

Meu peito dói, não quer sofrer!

sábado, maio 24, 2008

O anjo da Purificação


A verdadeira purificação se processa quando abrimos nossa mente e nosso coração ao Sol Interior, com seus raios de amorosa luz. Toda a energia que mantém a memória da negatividade se clarifica e, assim, purificamos ao mesmo tempo o corpo e a mente. Visualize agora a luz da sua Alma preenchendo todo o seu ser e purificando cada célula, cada átomo, ao mesmo tempo que se irradia para tudo à sua volta.
(Meditando com os Anjos)

quinta-feira, maio 22, 2008

Terapia da serenidade







Linus Mundy




Recorde os tempos felizes do passado. Repouse lá. Cada momento guarda uma riqueza que leva uma vida para saborear.
















Contemple o sol e a lua no seu nascer e esconder.












São notáveis por seu padrão fixo de movimento, não por sua celebridade.






Aprenda A ficar atrás e deixar os outros assumirem sua vez como lideres. Novas oportunidades sempre haverá para você voltar à dianteira.





Observe e escute o céu noturno. Ele fala.

Se as coisas estão numa balbúrdia e você está num





frenesi, questione-se:





" O que é certo para agora?"





Oportunidades existem, você já sabe o que está errado.











quarta-feira, maio 21, 2008

Sinceramente...


...não tenho muito o que dizer, aqui acontece tudo e nada ao mesmo tempo. Dá pra entender? Sei lá também! Ainda com gripe, saudade dos dias e noites cariocas, aqui tem tudo mas não tem nada, lá não tem nada mas tem tudo...Bom as coisas vão se encaixando, logo "meu gato" volta e eu não me encaixo de vez. E por falar em gato, o meu "de verdade" passou mal e tivemos que chamar o veterinário "tio Eduardo", remédios, colírio, muito cuidado, carinho e vai se indo.

Não demora e a rotina toma conta do meu tudo e tudo passa a ser nada, sem muito sentido.

Quero pintar umas telas, quero fazer umas mudanças no meu quarto, mas essa gripe...Hoje saindo da fonoaudióloga passei mal, tontura e tive que voltar de taxi, acha? Fui convidada pra fazer um curso sobre fono, voz, audição e memória, vou claro, sempre tem algo interessante pra se aprender.

Ah, cansei de net discada, vou aderir a conexão 150 KBIS por enquanto, me conectar ao mundo paralelo 24 horas por dia.


Sinceramente... acho que tenho que querer as coisas aos poucos, uma coisa de cada vez, senão sai essa salada.

Ah, essa salada e mais alguns temperos a mais estão girando minha cabeça.

domingo, maio 04, 2008

Angustia


Paira no ar, fere a alma, comprime o coraçao.

Nao quero mais, chega,

chega um pouco de paz, um pouco so,

que assim nao posso mais.

Descongestiona o ar, quero respirar, quero viver

nao da mais pra esperar.

Angustia que sufoca, cala a voz,

estrangula.

Quero um oasis, uma tregua por favor.

Tudo e pesadelo, nao acaba mais.

O sonho de paz nunca chega.

Quero viver, quero sorrir, quero acreditar,

esse pesadelo ha de acabar!


Angustia... dissolva... dissipe...


Quero acordar desse pesadelo!

quarta-feira, março 26, 2008

Passa


Pois sempre foi assim
Passam dias, meses, anos,
Quem foi já era,
O que vem, vem forte
Causa impacto, alegria,
Fonte de todas as energias.
O amor pode, deve ser assim.
Depois passa, vai
Como tudo que é forte
Enfraquece, desaparece.
Fica sim, mas somente na saudade.
Pois sempre foi assim,
Forte somente a saudade
Que fica doendo em mim.


bju, Janda

sexta-feira, março 21, 2008

Senhor!


Sinceramente, hoje é um dia em que todo o universo pára, não ouço canto de pássaros, tudo parece envolto no mais profundo sofrimento.

Sexta-feira da Paixão. Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.Logo mais vou até a igreja para a vigília, como se eu fosse ao velório de um ente querido.


Quando eu era criança, meus pais não deixavam fazer nada neste dia, me lembro que tudo tomava uma grande proporção aos olhos e entendimento de uma criança, que eu andava devagar para não pisar em nenhuma formiguinha. Um laticínio perto de casa distribuía leite de graça porque neste dia não se comerciava nada e como o leite estraga, eles davam e a fila era enorme.

Hoje me surpreendo com o rumo que as coisas tomaram, supermercados, quitandas, bares funcionando normalmente.

Uma propaganda de tv diz assim: Comemoramos o quê neste feriado? O dia da brahma, dia do brahmeiro.

É assim nos tempos de hoje.

Não me espanto se a humanidade chegou ao caos que vemos.

Aliás, acho que a humanidade perdeu a capacidade de espanto diante dos fatos.


" PAI, POR QUE ME ABANDONASTE!"


bju, Janda

sábado, março 15, 2008

Último vôo


Hoje eu estava sentada em um dos bancos rodoviária de Bauru esperando dar o horário do meu ônibus para Jaú. De repente em meio à bocejos, olhares parados, consultas rápidas ao relógio e olhar perdido de atenção ao que se passava na tv, vi um mundo mágico se deslumbrar à minha frente: uma borboleta escura com rendas cor-de-rosa, lindíssima, sobrevoou mostrando seu bailado.

Um garoto olhou para mim sorrindo, como se a perguntar se eu também era capaz de captar a beleza e alegria daquelas cores. Pensei se ela pousar na cadeira da frente, pego o celular e faço uma foto para uni-la a outras borboletas, gafanhotos, libelulas...mas ela pousou no acento da cadeira. O garoto que falava comigo pelo olhar, sorriu e se levantou para observá-la de perto.

A nossa volta as pessoas continuavam no seu letárgico esperar, a avó do garoto conversava com uma senhora a sua frente totalmente alheia ao que se passava e sem mesmo notar que o neto mantinha uma comunicação comigo.

De repente um senhor gordo, de cabelos grisalhos, enquadrado ao aspecto próprio das pessoas apáticas, alheias ao que se passa além de seus pensamentos, caminhou em direção à cadeira. O garoto me olhou com olhos arregalados, mas tarde demais, o traseiro gordo amassou a borboleta, retendo para sempre sua missão de alegrar e colorir o mundo.

Quando o velho se levantou o garoto olhou para mim e juntos ficamos observando o traseiro gordo caminhando decorado por uma linda borboleta escura rendada de cor-de-rosa.


Não voaria mais.


Bju, Janda

quinta-feira, março 13, 2008

Me virando


Hoje o dia amanheceu chuvoso.
Sinceramente, choveu a noite toda.
As árvores já não reservavam nenhum galho seco.
Já todo molhado, minhas penas, que pena,
não protegiam mais meu corpinho.
Então me juntei à proteção radical
daqueles que destroem a natureza
construindo suas moradias.
Amo a natureza que simboliza tudo
que há de mais belo neste mundo,
aonde brinco, vôo, banho ao sol,
desvio dos pingos, me escondo da garoa.
Molho-me sim, mas com o sabor de liberdade.
Mas assim muitos dias de chuva...
Tomo a liberdade de me unir aos humanos.


bju, Janda

Arquivo do blog