Quem sou eu
- Janda
- Jaú, São Paulo, Brazil
- Alguém que já viveu o suficiente para entender que não posso me definir num simples "Quem sou eu" porque o ser humano está em constante transformação. Só posso dizer que busco mudar para melhor.
domingo, dezembro 27, 2009
Esperança
sábado, dezembro 05, 2009
NATAL
sábado, novembro 21, 2009
SER ESPECIAL
segunda-feira, novembro 09, 2009
Seiscentos e sessenta e seis
domingo, novembro 01, 2009
Tempo
sábado, outubro 10, 2009
O ron-ron do gatinho
quinta-feira, setembro 10, 2009
Os girassóis e nós ( Padre Fabio de Melo)
Nós estamos todos num mesmo campo
Eles são submissos. Mas não há sofrimento nesta submissão. A sabedoria vegetal os conduz a uma forma de seguimento surpreendente. Fidelidade incondicional que os determina no mundo, mas sem escravizá-los.
A lógica é simples. Não há conflito naquele que está no lugar certo, fazendo o que deveria. É regra da vida que não passa pela força do argumento, nem tampouco no aprendizado dos livros. É força natural que conduz o caule, ordenando e determinando que a rosa realize o giro, toda vez em que mudar a direção do Regente.
Estão mergulhados numa forma de saber milenar, regra que a criação fez questão de deixar na memória da espécie. Eles não podem sobreviver sem a força que os ilumina. Por isso, estão entregues aos intermitentes e místicos movimentos de procura. Eles giram e querem o sol. Eles são girassóis.
Deles me aproximo. Penso no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de me voltar para uma força regente, absoluta, determinante. Preciso de Deus. Se para Ele não me volto corro o risco de me desprender de minha possibilidade de ser feliz. É n'Ele que meu sentido está todo contido. Ele resguarda o infinito de tudo o que ainda posso ser. Descubro maravilhado. Mas no finito que me envolve posso descobrir o desafio de antecipar no tempo o que n'Ele já está realizado.
Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos.
Eu d'Ele me recebo, assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem sua luz. A flor condensa, ainda que de forma limitada, porque é criatura, o todo de sua natureza que o sol potencializa.O mesmo é comigo. O mesmo é com você. Deus é nosso sol e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se n'Ele não colocarmos a direção dos nossos olhos. Cada vez que o nosso olhar se desvia de Sua regência, incorremos no risco de fazer ser o nosso sol o que na verdade não passa de luz artificial.
Substituição desastrosa que chamamos de idolatria. Uma força humana colocada no lugar de Deus.
A vida é o lugar da Revelação Divina. É na força da história que descobrimos os rastros do Sagrado. Não há nenhum problema em descobrir, nas realidades humanas, algumas escadarias que possam nos ajudar a chegar ao céu. Mas não podemos pensar que a escadaria é o lugar definitivo de nossa busca. Parar os nossos olhos no humano que nos fala sobre Deus é o mesmo que distribuir fragmentos de pólvora pelos cômodos de nossa morada. Um risco que não podemos correr.
Tudo o que é humano é frágil, temporário, limitado. Não é ele que pode nos salvar. Ele é apenas um condutor. É depois dele que podemos encontrar o que verdadeiramente importa. Ele, o fundamento de tudo o que nos faz ser o que somos. Ele, o Criador de toda realidade. Deus trino, onipotente, fonte de toda luz.
Sejamos como os girassóis...
Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.
Sejamos afeitos a este movimento místico, natural. Não prenda os seus olhos no oposto de sua felicidade. Não queira o engano dos artifícios que insistem em distrair a nossa percepção. Não podemos substituir o essencial pelo acidental. É a nossa realização que está em jogo.
Girassol só pode ser feliz se para o sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras.
Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.
Padre Fábio de MeloPadre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.
sábado, setembro 05, 2009
ÁUREA
Mágica, indescritível
Mas um mistério.
A vida é feita de sonhos, risos,
Esperança, e uma grande vontade de ser feliz.
Existem pessoas que são felizes
Fazendo a felicidade dos outros,
Essas pessoas são mágicas.
Elas fazem a vida ter um encanto especial.
Elas conseguem transformar tudo ao seu redor
Num encantamento feito bexigas ao ar,
Borboletas coloridas, algodão doce,
Nuvens de carneirinhos, sorriso de criança.
Essas pessoas são mágicas, sim,
Porque conseguem descobrir o mistério da vida:
O amor.
Porque envolve as pessoas no amor,
Que brota de seu coração,
Do brilho de seus olhos cheios de vida.
E quando essa vida se vai,
Fica a certeza de que valeu a pena,
A certeza de que esse amor se perpetuará
Para todo o sempre.
domingo, agosto 30, 2009
Entrega
Em que mundo estamos? Caos financeiro, onde está o dinheiro? Na minha conta corrente que não está. Violencia aumenta cada dia mais, se transformando num pesadelo quase impossível de controlar; desemprego; desamor; falta de fé, de oração; a busca pelo fútil, supérfluo quando uns não conseguem nem comprar um remédio. E agora gripe suína? H1 N1, hummmm. Quando pequena ouvia minha mãe falar sobre a gripe espanhola que dizimou famílias inteiras. Aqui onde moro tem um quarteirão e os antigos moradores dizem que foi feito um cemitério para enterrar as muitas pessoas mortas pela gripe. Agora funciona um posto da polícia militar. Será que levaram os corpos pra outro lugar? Sei lá. É, nessa hora o que nos vale é a força que vem de DEUS. É isso ai se não nos entregarmos nos braços de Jesus, fazer o que?
Eu me entrego. E você?
terça-feira, agosto 18, 2009
NOVA MODA
Ai gente! A nova moda agora é o twiter, ha ha eu não dou conta nem desse bloguinho, mas temos que caminhar pra frente, modernizar sempre. Eu estou sempre me reciclando, tentando acompanhar o tempo antes que o tempo me engula. Eu já estou quase pra completar sessenta anos, quase uma sexagenária, credoooo. Eu ouvi falar que a Hebe camargo está fazendo aulas pra usar o pc, navegar na net. É isso ai temos que acompanhar o tempo. Sabe que na net eu tenho todos ou quase todos amigos e parentes dentro de casa. Bater papo com uma sobrinha de Minas, outro de Manaus, mandar um cartão de niver pelo sonico, jogar um buble shooter, um collapse no sonico até dar sono, ver fotos no orkut; ah eu tenho uma pasta de fotos que se chama "orkutadas" ou seja roubadas do orkut. Caixa de correio? Esquece! Agora é caixa de entrada de emails.
Quem não acompanha o tempo fica pra trás. Isso tudo sem ficar presa dentro de casa, só net, net, eu saio sempre que dá.
bju pra vcs.
sábado, julho 25, 2009
Fotografia
terça-feira, julho 21, 2009
Borboleta... viva por você!
Suavidade, paz, tranquilidade de borboleta voando mostrando suas cores. Me vem rapidamente a sintonia de cor e amor, seu bailado livre confiante na certeza de cada olhar pra si derrama paz, alegria e muita vontade de também ser livre.
Minha sintonia está menos pra amor e mais pra dor. Como pode alguém que está comigo desde sempre acreditar que sua ausência me causará liberdade de borboleta voando, pairando sobre flores? Como pode crer numa alegria nascida da perda? Como pode crer no riso na hora da despedida? Como pode crer que o luto possa trazer algo de bom?
Sinceramente? Mil vezes não! Por que não acredita no meu amor? Por que não acredita na falta que me fará? Na tristeza que inundará minha alma?
Por Deus eu não concordo com nada disso. Não é de mim que vem essa vontade de nada, essa vontade de parar, desintegrar. Não! Eu quero vida, eu quero vida com você. Eu quero alegria, ainda planejo futuro, sim futuro mesmo que vislumbrando o fim da estrada.
Por favor não me deixe! E se me deixar, não me culpe!
Linda borboleta não quebre suas asas, não pare de voar, veja somente as flores, procure ver o belo e não desista.
sexta-feira, julho 10, 2009
Sementes de vida I
sábado, julho 04, 2009
Fora de moda
quinta-feira, junho 25, 2009
Aliança
quarta-feira, junho 17, 2009
Festas junina
Era muito bom comemorar as festas junina na escola.Tinha muito o que fazer, bandeirinhas, ensaiar danças, arrecadar prendas, organizar as barracas. As crianças participavam de tudo com tamanho entusiasmo que dava gosto. E as músicas..."rala o coco mexe a canjica", " o balão vai subindo vai caindo a garoa", "com a filha de João Antonio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar". Os ensaios eram de chorar mas na hora da festa mesmo, como as crianças faziam direitinho!
Voltando lá atrás e sempre com o Thiago claro, ele era bem pequeno, tinha uns três anos, morávamos em Bauru, eu trabalhava na escola Christino Cabral e ele estudava pertinho no Cisne Real. Eu sabia que estavam ensaiando também mas ele falava pouco e não passava pra nós o que ia acontecer, apenas sabíamos que ele ia dançar. Um dia quando íamos eu e ele pra escola, ele apontou pro céu e cantou: "o céu pintadinho de balão". Ai eu peguei ele no colo e apertei mordendo as bochechas gostosas.
Ah Thiago tudo é motivo pra lembrar de você. Que saudades!
sexta-feira, junho 12, 2009
Dia dos namorados
quinta-feira, junho 04, 2009
O verso do inverso
terça-feira, maio 26, 2009
BORBOLETAS
domingo, maio 24, 2009
O avesso
sábado, maio 23, 2009
domingo, abril 19, 2009
Hoje
quinta-feira, abril 09, 2009
O Cristo
sexta-feira, março 27, 2009
E aí??
sexta-feira, março 20, 2009
falando mesmo
sábado, março 14, 2009
Educação
sábado, março 07, 2009
Fraternidade
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Carnaval
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Nunca mais
Vôo bem alto em busca de paz
Desço rasante ao encontro de alimento
Fujo quando me perseguem
Sofro ao ser ferido
Busco sempre um alento.
Sonho voar tão alto
Tocar as nuvens
Molhar as penas
Banhar todo corpo
Secar ao vento
Sentir a vida mais amena.
Sonho ser uma ave do céu
Voar, voar, sem olhar para trás
Nunca mais voltar.