Quem sou eu

Minha foto
Jaú, São Paulo, Brazil
Alguém que já viveu o suficiente para entender que não posso me definir num simples "Quem sou eu" porque o ser humano está em constante transformação. Só posso dizer que busco mudar para melhor.

domingo, dezembro 27, 2009

Esperança


Lá bem no alto do décimo segundo andar do ANO

Vive uma louca chamada Esperança

E ela pensa que quando todas as sirenas

Todas as buzinas

Todos os reco-recos tocarem

Atira-se

E

_Ó delicioso vôo!

Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,

Outra vez criança...

E em torno dela indagará o povo:

_ Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?

E ela lhes dirá

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

_O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


Mário Quintana

sábado, dezembro 05, 2009

NATAL


De novo?- diria eu. Aonde vou, que roupa usar? E presentes? Que vou dar? O que quero ganhar? Mas durante este ano muita coisa mudou, há tempos que venho me interiorizando, sacando que o Natal é muito mais que isso, sem perder a magia, claro. Estamos vivendo o advento do Cristo. Ou seja a espera pelo nascimento do Salvador. Você sabia que existe na igreja católica todo um ritual pra isso? Iniciamos a novena do natal. Na comunidade de São Benedito igreja a qual pertenço existe vários grupos, pequenas comunidades composta por pessoas que residem mais próximas uma das outras e cada dia nos reunimos em uma casa para a novena de natal, tudo organizado pela igreja. É muito bom! Temos uma coroa parecida com uma guirlanda com nove velas e a cada dia acende-se uma, até que no ultimo dia todas as nove velas ficam acesas simbolizando a luz. Onde vou passar o Natal? Na igreja claro esperando a chegada do Cristo Salvador.

Você pode estar pensando, sessenta anos, coroa, beata de igreja, solteirona, etc. Não! Na minha casa vai ter ceia, amigos, parentes, iguarias deliciosas de natal, muitos presentes e alegria. Mas primeiro respeitando o verdadeiro sentido do Natal. A festa do encontro do Céu com a Terra!

FELIZ NATAL com CRISTO!

sábado, novembro 21, 2009

SER ESPECIAL


Trinta e um anos. Um bom tempo! Tempo suficiente pra muita coisa cair no esquecimento. E quando esse tempo marca a existencia de um ser especial? Nada fica esquecido pelo contrário, tudo volta à tona como sonhos deliciosos, recordações agradáveis. Como listar algo que foi tão doce? Fica fácil listar afazeres, compromissos, mas listar emoções vividas, difícil. Mas vou tentar e entenda quem tiver cada ano, cada mês, cada dia, cada hora, minutos, segundos de muito amor para relembrar: trinta e um anos!

-queixinho de Noel Rosa-cheirando boquinha-sai descalço e volta de sandalinha-agasalho adidas-fotos no vasinho-dona pata e seus patinhos-escolinha Cisne Real-bolsinho cheio de legos-muitos gatinhos-braço quebrado-piscina de mil litros-roupa amarela vira banana-frase ganha skate-pakalolo-bicicleta duas rodas-primeiro brinquinho-festinha em casa de amigos-espero na esquina-primeiros bailinhos-Interativo-amigasssss- porre-paqueras-namorando-fatec-Skiter-barba-cavanhaque-espinhas-aparelho-lazanha-panquecas-muita risada- alegria da casa-muita música-formatura-Hell de Janeiro-Miguelzinho-Manaus-SSAAUUDDAADDEEDÓÓÓÓIIIIII-

trinta e um milhões de vezes repito: AMO VC!

segunda-feira, novembro 09, 2009

Seiscentos e sessenta e seis


A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas:há tempo...

Quando se vê, já é 6 feira... Quando se vê, passaram 60 anos...

Agora, é tarde demais para ser reprovado...

E se me dessem-um dia- uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguia sempre, sempre em frente...

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.


(Mário Quintana)

by Marcio

domingo, novembro 01, 2009

Tempo


Olha eu aqui de novo falando do tempo! Não que isso seja preocupante, mas é um assunto que acho muito interessante. O tempo passa e quanto mais avanço nessa estrada chamada vida, me descubro num espaço do tempo em que posso olhar para trás e ver uma longa distancia já caminhada. Ao contrário dos jovens que tem muito a preparar para um futuro eu já me vejo fazendo balanço de como foi meu passado. Muitas coisas poderia ter sido diferente, não vou aqui agora ser fatalista do tipo o que foi era para ter sido. Não! Poderia ter sido diferente sim. E agora vejo que com a experiencia de vida que tenho teria feito tudo com mais clareza. Por que será que enquanto jovem não se tem uma visão clara de futuro? Não lastimo o passado, apenas tinha dissernimento precário, recebi pouca bagagem familiar. Em muitos pontos de minha vida quis desistir de viver, não sabia fazer escolhas, não via opção de vida. É... uma boa terapia é muito bem vinda em qualquer fase da vida. Cabeça boa, boas escolhas. Agora me sinto bem. Às vesperas de completar 60 anos, não sofro mais por não ter me casado, por não ter tido filhos, por ter escolhido uma carreira profissional visando realização no trabalho e não o quanto poderia me render financeiramente. Estou bem! Olho pra frente e vejo que a caminhada está chegando ao fim, mas tenho fé, tenho esperança e muita vontade de viver e muito para realizar. Viver bem! Sem cobranças, sem culpas e nem culpados, apenas em paz para seguir bem até aonde a vida me levar.

sábado, outubro 10, 2009

O ron-ron do gatinho


O gato é uma maquininha


que a natureza inventou;


tem pêlo, bigodes,unhas


e dentro tem um motor.




Mas um motor diferente


desses que tem nos bonecos


porque o motor do gato


não é um motor elétrico.




É um motor afetivo


que bate em seu coração


por isso faz ronron


para mostrar gratidão.




No passado se dizia


que esse ronron tão doce


era causa de alergia


pra quem sofria de tosse.




Tudo bobagem, despeito,


calúnias contra o bichinho;


esse ronron em seu peito


não é doença - é carinho.




( Ferreira Gullar )

quinta-feira, setembro 10, 2009

Os girassóis e nós ( Padre Fabio de Melo)







Nós estamos todos num mesmo campo
Eles são submissos. Mas não há sofrimento nesta submissão. A sabedoria vegetal os conduz a uma forma de seguimento surpreendente. Fidelidade incondicional que os determina no mundo, mas sem escravizá-los.
A lógica é simples. Não há conflito naquele que está no lugar certo, fazendo o que deveria. É regra da vida que não passa pela força do argumento, nem tampouco no aprendizado dos livros. É força natural que conduz o caule, ordenando e determinando que a rosa realize o giro, toda vez em que mudar a direção do Regente.
Estão mergulhados numa forma de saber milenar, regra que a criação fez questão de deixar na memória da espécie. Eles não podem sobreviver sem a força que os ilumina. Por isso, estão entregues aos intermitentes e místicos movimentos de procura. Eles giram e querem o sol. Eles são girassóis.
Deles me aproximo. Penso no meu destino de ser humano. Penso no quanto eu também sou necessitado de me voltar para uma força regente, absoluta, determinante. Preciso de Deus. Se para Ele não me volto corro o risco de me desprender de minha possibilidade de ser feliz. É n'Ele que meu sentido está todo contido. Ele resguarda o infinito de tudo o que ainda posso ser. Descubro maravilhado. Mas no finito que me envolve posso descobrir o desafio de antecipar no tempo o que n'Ele já está realizado.
Então intuo. Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos.
Eu d'Ele me recebo, assim como o girassol se recebe do sol, porque não pode sobreviver sem sua luz. A flor condensa, ainda que de forma limitada, porque é criatura, o todo de sua natureza que o sol potencializa.O mesmo é comigo. O mesmo é com você. Deus é nosso sol e nós não poderíamos chegar a ser quem somos, em essência, se n'Ele não colocarmos a direção dos nossos olhos. Cada vez que o nosso olhar se desvia de Sua regência, incorremos no risco de fazer ser o nosso sol o que na verdade não passa de luz artificial.
Substituição desastrosa que chamamos de idolatria. Uma força humana colocada no lugar de Deus.
A vida é o lugar da Revelação Divina. É na força da história que descobrimos os rastros do Sagrado. Não há nenhum problema em descobrir, nas realidades humanas, algumas escadarias que possam nos ajudar a chegar ao céu. Mas não podemos pensar que a escadaria é o lugar definitivo de nossa busca. Parar os nossos olhos no humano que nos fala sobre Deus é o mesmo que distribuir fragmentos de pólvora pelos cômodos de nossa morada. Um risco que não podemos correr.
Tudo o que é humano é frágil, temporário, limitado. Não é ele que pode nos salvar. Ele é apenas um condutor. É depois dele que podemos encontrar o que verdadeiramente importa. Ele, o fundamento de tudo o que nos faz ser o que somos. Ele, o Criador de toda realidade. Deus trino, onipotente, fonte de toda luz.
Sejamos como os girassóis...
Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.
Sejamos afeitos a este movimento místico, natural. Não prenda os seus olhos no oposto de sua felicidade. Não queira o engano dos artifícios que insistem em distrair a nossa percepção. Não podemos substituir o essencial pelo acidental. É a nossa realização que está em jogo.
Girassol só pode ser feliz se para o sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras.
Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.





Padre Fábio de MeloPadre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.












sábado, setembro 05, 2009

ÁUREA


A vida é um mistério.
Mágica, indescritível
Mas um mistério.
A vida é feita de sonhos, risos,
Esperança, e uma grande vontade de ser feliz.
Existem pessoas que são felizes
Fazendo a felicidade dos outros,
Essas pessoas são mágicas.
Elas fazem a vida ter um encanto especial.
Elas conseguem transformar tudo ao seu redor
Num encantamento feito bexigas ao ar,
Borboletas coloridas, algodão doce,
Nuvens de carneirinhos, sorriso de criança.
Essas pessoas são mágicas, sim,
Porque conseguem descobrir o mistério da vida:
O amor.
Porque envolve as pessoas no amor,
Que brota de seu coração,
Do brilho de seus olhos cheios de vida.
E quando essa vida se vai,
Fica a certeza de que valeu a pena,
A certeza de que esse amor se perpetuará
Para todo o sempre.

( Para minha amiga Áurea que já se tornou uma estrelinha )

domingo, agosto 30, 2009

Entrega




Em que mundo estamos? Caos financeiro, onde está o dinheiro? Na minha conta corrente que não está. Violencia aumenta cada dia mais, se transformando num pesadelo quase impossível de controlar; desemprego; desamor; falta de fé, de oração; a busca pelo fútil, supérfluo quando uns não conseguem nem comprar um remédio. E agora gripe suína? H1 N1, hummmm. Quando pequena ouvia minha mãe falar sobre a gripe espanhola que dizimou famílias inteiras. Aqui onde moro tem um quarteirão e os antigos moradores dizem que foi feito um cemitério para enterrar as muitas pessoas mortas pela gripe. Agora funciona um posto da polícia militar. Será que levaram os corpos pra outro lugar? Sei lá. É, nessa hora o que nos vale é a força que vem de DEUS. É isso ai se não nos entregarmos nos braços de Jesus, fazer o que?


Eu me entrego. E você?

terça-feira, agosto 18, 2009

NOVA MODA




Ai gente! A nova moda agora é o twiter, ha ha eu não dou conta nem desse bloguinho, mas temos que caminhar pra frente, modernizar sempre. Eu estou sempre me reciclando, tentando acompanhar o tempo antes que o tempo me engula. Eu já estou quase pra completar sessenta anos, quase uma sexagenária, credoooo. Eu ouvi falar que a Hebe camargo está fazendo aulas pra usar o pc, navegar na net. É isso ai temos que acompanhar o tempo. Sabe que na net eu tenho todos ou quase todos amigos e parentes dentro de casa. Bater papo com uma sobrinha de Minas, outro de Manaus, mandar um cartão de niver pelo sonico, jogar um buble shooter, um collapse no sonico até dar sono, ver fotos no orkut; ah eu tenho uma pasta de fotos que se chama "orkutadas" ou seja roubadas do orkut. Caixa de correio? Esquece! Agora é caixa de entrada de emails.


Quem não acompanha o tempo fica pra trás. Isso tudo sem ficar presa dentro de casa, só net, net, eu saio sempre que dá.


bju pra vcs.

sábado, julho 25, 2009

Fotografia


Amo fotografia! Por mais que a tecnologia avance e temos o mundo dentro de nossa casa, podemos saber o que acontece quase que no instante em que o fato se dá, por mais que teclo com uma sobrinha pelo msn, eu aqui em Jaú e ela em Redenção, um amigo em Londres ou uma amiga no Alto Araguaia, ainda sou apaixonada pela fotografia. É mágico ver aquele momento registrado, parado pra sempre ali num papel na minha mão. Me lembro daquela brincadeira de criança : "batatinha frita um, dois, três..."e as crianças paravam estáticas como estavam sem mexer. Assim vejo a fotografia. Num painel pendurado na parede, vejo Thiago em várias fases da vida, com diferentes amigos, parados, estáticos. Ao lado da cachoeira do Iguaçú, num barco em Novo Airão, Amazonas, no colo de mamãe, agarradinho à vovó,num vagão de trem, careca no trote da faculdade. Batatinha frita um, dois, três e Thiago criança, adulto, cabelos compridos, curtos, de barba, sem barba, sorrindo, emocionado, mas sempre Thiago, parado, pra sempre, num pedaço de papel.

É a magia da fotografia!

E o meu gato dorme! Pra sempre num pedaço de papel.

terça-feira, julho 21, 2009

Borboleta... viva por você!





Suavidade, paz, tranquilidade de borboleta voando mostrando suas cores. Me vem rapidamente a sintonia de cor e amor, seu bailado livre confiante na certeza de cada olhar pra si derrama paz, alegria e muita vontade de também ser livre.


Minha sintonia está menos pra amor e mais pra dor. Como pode alguém que está comigo desde sempre acreditar que sua ausência me causará liberdade de borboleta voando, pairando sobre flores? Como pode crer numa alegria nascida da perda? Como pode crer no riso na hora da despedida? Como pode crer que o luto possa trazer algo de bom?


Sinceramente? Mil vezes não! Por que não acredita no meu amor? Por que não acredita na falta que me fará? Na tristeza que inundará minha alma?


Por Deus eu não concordo com nada disso. Não é de mim que vem essa vontade de nada, essa vontade de parar, desintegrar. Não! Eu quero vida, eu quero vida com você. Eu quero alegria, ainda planejo futuro, sim futuro mesmo que vislumbrando o fim da estrada.


Por favor não me deixe! E se me deixar, não me culpe!


Linda borboleta não quebre suas asas, não pare de voar, veja somente as flores, procure ver o belo e não desista.

sexta-feira, julho 10, 2009

Sementes de vida I


A missa muito linda, homilia sementes de vida eterna. Sementes jogadas à beira do caminho, pisoteadas; sementes jogadas em terra pedregosa brota mas são sufocadas; e as jogadas em terra boa brota...

Ao sair da igreja alguém entrega sementes, ganhei cinco. Sementes de girassol a flor que acompanha a caminhada diária do sol. Jogo carinhosamente na terra e todos os dias vou vê-las assim que me levanto. Muito lindo ver os brotinhos saindo da terra ainda segurando a casca da semente em sua pequena folha. É a vida. Se a semente não morre a vida não nasce.

sábado, julho 04, 2009

Fora de moda


Simples como viver é ser feliz.

Simples como ser feliz é ser infeliz.

Mais símples ainda é fazer a infelicidade de outros.

Simples, muito símples!

Por que simplificar quando podemos complicar? Ou seria o contrário? Bem acho que deveria ser o contrário!

Muitas surpresas reserva a vida, já por si só doída e viver como se atrás tivesse sempre um rastilho de pólvora, um estopim pronto pra ser explodido. É assim que muitas pessoas gostam de viver, é assim que muitas pessoas gostam de ver as outras viverem. Sofrendo! Mostrar o doce pra criança e logo em seguida escondê-lo atrás de si.

Para a pessoa cruel o amor está fora de moda. Crueldade disfarçada de proteção.

Detentora do poder! Poder de destruir!


A vida é símples, viver feliz é mais símples ainda. Pra quem tem a alma pobre de sentimentos puros, difícil ser feliz pois vivem de fazer a infelicidade de outros.

Pobre alma pobre!

quinta-feira, junho 25, 2009

Aliança

No sonho a aliança...


era o simbolo do amor...
Eu não queria de volta aquele passado que nunca vivi, nunca esteve presente em minha vida por mais que eu buscasse. Estava determinado! O casamento seria após a abertura do local onde eu deveria estar e me entregar aos cuidados profissionais que me deixaria linda, pronta para a cerimonia. Claro eu fugi. Não quero ser o que não pude ser no passado, não quero estar com você que não me quis. Agora eu é que não te quero mais. Fique onde está perdido no tempo que não vivi. Fugi sim, mas a senhora sentada as margens do caminho, acompanhada da criança mostrou-me a aliança. Ela brilhava em meu dedo! Era linda, preciosa. Por que no meu dedo da mão esquerda? Eu disse que não me casaria! Mas me casei sim, enquanto orava. Não me casei com o passado, mas sim com o presente e com o futuro. Agora sou sua esposa pra sempre.
Pra todo o sempre! Amém!

quarta-feira, junho 17, 2009

Festas junina


Era muito bom comemorar as festas junina na escola.Tinha muito o que fazer, bandeirinhas, ensaiar danças, arrecadar prendas, organizar as barracas. As crianças participavam de tudo com tamanho entusiasmo que dava gosto. E as músicas..."rala o coco mexe a canjica", " o balão vai subindo vai caindo a garoa", "com a filha de João Antonio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar". Os ensaios eram de chorar mas na hora da festa mesmo, como as crianças faziam direitinho!
Voltando lá atrás e sempre com o Thiago claro, ele era bem pequeno, tinha uns três anos, morávamos em Bauru, eu trabalhava na escola Christino Cabral e ele estudava pertinho no Cisne Real. Eu sabia que estavam ensaiando também mas ele falava pouco e não passava pra nós o que ia acontecer, apenas sabíamos que ele ia dançar. Um dia quando íamos eu e ele pra escola, ele apontou pro céu e cantou: "o céu pintadinho de balão". Ai eu peguei ele no colo e apertei mordendo as bochechas gostosas.
Ah Thiago tudo é motivo pra lembrar de você. Que saudades!


sexta-feira, junho 12, 2009

Dia dos namorados




12 de junho, dia dos namorados, dia do amor, dia de expressar sentimentos mais íntimos, sinceros. Namorados! Tentativa de encontrar alguém para juntos unir corações na busca do belo, do perfeito, da compreensão, companheirismo.


Namorados! Início de uma estrada que leva ao céu.


Desejo hoje para quem compartilha com alguém esse sentimento precioso, O AMOR, muitas bençãos e que tenham um


FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

quinta-feira, junho 04, 2009

O verso do inverso



No inverso, o verso, no verso a chama,

na chama a luz,

na luz a cor,

na cor o verde,

no verde o mar,

no mar o fundo,

no fundo a fonte,

na fonte a poesia.


A poesia tem seu lado inverso, lado oposto onde vive o não do sim, aonde posso ver como num espelho refletido a imagem distorcida ou o lado de lá do lado de cá. A imagem eu vejo, o espelho mostra o que reflete. Nem sempre uma imagem confiável, nem sempre reflete a realidade. A realidade não está na imagem que vejo, sim na imagem que sinto.

No inverso, o verso.


terça-feira, maio 26, 2009

BORBOLETAS




Leves, soltas, livres
Pairando sobre flores
A delicia das cores
Leves e livres.

Pousando aqui e ali
Sugando o doce do mais belo
Num bailado paralelo
Ao que me encontro aqui.

Sou borboleta sem cor
Sem liberdade, sem amor
Sou borboleta da dor
A procura do doce
Que nunca encontra sua flor.




domingo, maio 24, 2009

O avesso



Procurando por mim


Que encontro? Uma mistura de bem e mal.


Um bem jamais sentido apesar de muito vivido


Sentido por mim, vivido por mim


Nada percebido além de mim.





Jamais poderia sentir o mal

Se só penso no bem,

Desejo somente o bem

Vivo pelo bem.


Será que esse bem não contesta o mal?

Será que todo o bem reflete o mal?


O mal é o avesso do bem

O que não sou é uma forma de também ser.


Eu sou o bem e o mal

Sou do bem...avesso do mal!


sábado, maio 23, 2009

Sinceramente vou já dizendo por dizer, falando por falar...como é bom sair um pouco, ver gente bonita, comer algo apetitoso, mais ainda na companhia de quem amamos.
Gostoso é poder dar uma up no look. Bom isso é vida, né. Um friozinho leve roupinhas mais bonitas. Sabe? Percebe que no inverno as pessoas ficam mais chiques, botas, agasalhos, adereços. Hoje fomos ao shopping ver vitrines, bater pernas mesmo e depois sentamos na praça de alimentação pra comer alguma coisa. Escolhemos batatas recheadas, uma delícia. Um bom papo, e voltamos mais leves. Eu aprendi que devemos levar o cérebro para passear. Sério!

Um pouco que damos um passo do lado já percebemos diferença, eu principalmente que fico muito em casa, quando saio fica tudo meio esquisito... ai pára hoje sinceramente estou falando por falar.


Vai aí umas flores como pedido de desculpas, e me acompanhe, falô!
É que hoje estou meio sem assunto e quando isso acontece é melhor parar.
Um grande beijo!!!!!












domingo, abril 19, 2009

Hoje


Hoje o dia está muito bonito. É um domingo de sol, tem chovido muito e um dia como este tem que ser mencionado. Já se percebe uma brisa fresca a noite, mas durante o dia o sol é quente, bem típico do outono. Estou em casa escrevendo enquanto meu gato dorme na cama coberto por um lençol e cabeça no travesseiro. Travesseiro é indispensável já que ele é um siamês. Esta semana ele passou mal por reação de antibiótico e hoje , melhorzinho, quis brincar. E brincar é com a Bete. Tentei filmar a brincadeira de rolar atacando uma sacolinha de plástico, cuidadosamente enrolada pela Bete, mas quando cheguei com a câmera ele já estava cansado. A Bete deitou um pouco depois de ter feito um gostoso almoço de domingo, um peixe ensopado, arroz branco e salada verde. Deve ter dormido embalada pelo som da voz do netinho Miguel dizendo-'alô aqui é o Miguel ! Ah ,é a vovó Bete...", para em seguida a ligação ser interrompida logicamente por uma pessoa mal humorada e rancorosa que não conhece o sentimento -amor. Da sala ouço o som calmo da televisão exibindo um daqueles filmes que faz a Magali esquecer do tempo e penetrar num mundo maravilhoso de dramas, romance, sofrimento. Ao fundo o som metódico da máquina de lavar sinalizando as fases lavar, duplo enxague, centrifugar. É um dia preguiçoso, ouço o motor dos carros passando levando ou trazendo pessoas que almoçaram na casa da sogra, da mãe, ou quem sabem vão arriscar uma partida de tênis no Caiçara clube. Olho em volta no quarto onde estou, aonde ainda persiste muitos objetos do Thiago reforçando a sua presença, pois o amor vence qualquer distância.

quinta-feira, abril 09, 2009

O Cristo


Sexta-feira santa! Feriado. Muitos aproveitam pra sair um pouco, arejar a cabeça do dia-a-dia, descansar... Eu vou aproveitar de outro jeito: vou tentar me aquietar, jejuar não deixar de me alimentar, mas comer algo mais leve, e depois jejuar não é só ficar sem comer, é jejum de palavras, ações, pensamentos, julgamentos, intensificar orações. É isso! E como sou católica vou até a igreja para assistir a cerimonia da paixão de Cristo, a noite vou a procissão do Senhor morto. O ano passado quase não participei, mas agora, um ano depois, muita coisa mudou pra mim. Posso até arriscar dizer que aumentou minha fé. Muito bom crer, sentir o coração preenchido do amor de Deus.

Bom recordar o quanto Jesus sofreu por nós, para nos salvar do pecado e é sempre bom ver o milagre da ressurreicão.

É muito bom poder dizer " JESUS EU CONFIO EM VÓS!"

sexta-feira, março 27, 2009

E aí??


Este meu blog tem bastante tempo, mas sabe que nem sei se alguém acompanha? Deve ser bem chato, uma vez só recebi um comentário. Mas sinceramente, falando por falar, eu me sinto bem quando escrevo, porque escrevo o que quero e acredito não ferir nem incomodar ninguém. Está certo que minhas poesias são meio sem graça, mas eu as acho uma gracinha pois escrevo quando sinto algo dentro de mim, então ponho pra fora.

Uma vez acompanhei um blog, bem na verdade era um space e, caramba a senhorita parecia ter ódio do mundo e devia dedilhar as teclas com tanta fome de cuspir no mundo que eu conseguia visualizá-la espumando de ódio da humanidade.

Bom eu gostaria de passar algo calmo, bonitinho, gracioso, meio que infantil mesmo. Algo agradável de se ler. Não sou nenhuma intelectual, mas gosto de escrever.

Sinceramente se ninguém lê...eu leio!

Muitos beijos pra vcs!

sexta-feira, março 20, 2009

falando mesmo


Não posso nem dizer que estou falando por falar. Neste tempo quaresmal estamos estudando o tema "fraternidade e segurança", com o lema " A paz é fruto da justiça" e participo do grupo que reúne pessoas do mesmo quarteirão e que depois de discutirmos levamos à igreja juntamente com outros muitos grupos a reflexão de como conseguirmos uma sociedade mais digna e fraterna. Sinceramente somos formiguinhas perante as autoridades responsáveis pela segurança pública.

Assistindo ao Jornal Hoje da rede Globo vi uma materia bem contrária ao objetivo da campanha da fraternidade 2009. Uma criança de 1 ano e 2 meses ou seja um bebê sendo espancado por uma mulher...sim por uma mulher, um humano adulto munido de cabide e força rodopiando a criança e jogando-a no chão. Pergunto por que? Que fez a inocente criança a essa mulher? E a mãe dessa criança não reage? Não! Porque também é vitima de espancamento, ameaça de morte, mas mesmo cativa consegue fazer com que seu sofrimento seja materia de telejornal. Uma mãe vendo seu filho sendo espancado, jogado ao chão tem medo...medo da violencia.

Um fato bem dentro da proposta da igreja. Não à violencia!

Será mais um fato sem punição?

PAZ E JUSTIÇA PARA TODOS!

sábado, março 14, 2009

Educação


Educação na formação vale pra todos. Meu menino foi criado sem limites, desde muito cedo fazia gracinhas e era aplaudido. Pensa que ele não percebia? Claro que sim. E assim foi crescendo desobediente. A cada malcriação era fotografado, com direito a álbum de fotografias. Sempre que eu lavava o quintal lá vinha ele brincando na água e adiantava eu falar? Que nada, era preciso dar banho no final e nem sempre era bom por causa do ouvido, afinal tenho que cuidar. Subia na cortina e como era muito pequeno nem ligava, ao falar no telefone lá vinha ele subia no meu colo e tanto fazia que a pessoa do outro lado tinha que falar com ele. E as plantas? Ai ai ai cuidado Menino essa não pode é comigo ninguém pode, mas acha que obedecia? Amava flores vivia cheirando, não sei o que via nelas. E o sofá? Comprar outro que nada toca capa nele. Menino você acaba com o sofá! Mas que tapinha que nada a carinha que ele fazia...era de morder. Sempre muito feliz, brincava muito reconhecia os passos de cada um que chegava e acertava o horário também. Carteiro deixava as coisas, lixeiro levava as coisas, vai entender, mas tudo fazia parte da vida dele sempre tão agitada.

Agora Menino já com 11 anos, o pediatra que diz já ser geriatra disse que é como se tivéssemos um idoso de 77 anos em casa. Agora Menino é rabujento por conta da falta de limites. Grita é o carteiro, grita é a revista que jogaram, grita lixeiro agora rouba algo dele, leva embora o lixo colocado lá fora com tanto cuidado. O grito de manha é fácil porque tem sono e fica enjoado, então tenho que deitar na cama e chamá-lo pra deitar e tem que ser do jeito dele. Não gosta de ficar sozinho então grita e todos correm: que foi que está doendo? Ah vomitou calma eu estou aqui. Quando estou navegando na internet não dá pra dar atenção, me distraio e levo mordida.

Bom agora inventou uma novidade : subir na estante do computador, pra chamar atenção...AHHHH Menino! Que coincidência... subiu! E não consegue descer.

É quem não educa sofre!

sábado, março 07, 2009

Fraternidade


Não pense que sou a mulher do tempo virtual. Eu gosto de falar sobre as coisas do dia a dia que estamos focadas no momento. Depois do carnaval, claro vem a quaresma que nos prepara para a Páscoa, e sinceramente, falando por falar é muito bom trocar presentes, presentear com coelhinhos, ovos de chocolate e tudo mais que a Páscoa oferece. Mas antes estamos em pleno tempo quaresmal, tempo de nos interiorizarmos, procurar a igreja seja lá qual for a sua. Eu comecei já na quarta feira de cinzas, fiz uma farofa de lorota sobre o carnaval de máscarada e tudo, mas apenas brincadeira, o carnaval hoje não tem mais o glamour do meu tempo. Mas o Cristo é o mesmo. A campanha deste ano tem como tema " Fraternidade e segurança pública" e o lema é "A paz é fruto da justiça", tempo de reflexão, penitência, conversão. Foi inspirado pelo aumento da violência nas comunidades e sensaçãode insegurança. Como o padre disse hoje se nos afastarmos amendrontados, colocando cercas elétricas em muro alto, atendendo a porta através de interfones, estamos nos privando de viver livres enquanto que os malfeitores estão soltos. Mas e a insegurança? Vamos nos unir nas igrejas, grupos de oração, grupos de quarteirão e discutir sobre como conseguir caminhos solidários e comunitários para melhorar a segurança.

Há algumas décadas li uma crônica do Luis Fernando Veríssimo que mostrava de um modo espetacular como as famílias contruiam verdadeiros presídios para se protegerem dos bandidos que viviam livres. Isso há algumas décadas, imagine agora.

Bom a campanha da fraternidade está aí, se informe, procure a igreja, se reuna com outros e busque Jesus, quem sabe uma luzinha aqui outra ali logo estaremos iluminando mais.


Sinceramente falando um ovinho de chocolate vai bem também.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Carnaval


Olha eu de novo falando do tempo, mas o carnaval está aí de novo. Sinceramente falando por falar no meu tempo( não que eu tenha algum tempo meu), era bem diferente, carnaval era uma delícia, muito família. Agora é bem diferente, mas bem diferente, por começar falemos das músicas, são lindas muito bom dançar ao som de Ivete Sangalo, mas as marchinhas antigas eram demais: " Colombina aonde vai vc? Eu vou dançar o iê iê iê"; " Eu sou o pirata da pena de pau, um olho de vidro e a cara de mau"; "Salve as morenas..."; "Um Pierot apaixonado que vivia só cantando por causa de uma colombina acabou chorando...";" Eu sou a filha da Chiquita Bacana, nunca entro em cana..."; Ó Jardineira porque está tão triste, mas o que foi que aconteceu..."; "Branca é branca negra é negra mas a mulata é a tal..."; "Atravessamos o deserto do Saara o sol estava quente queimou a nossa cara..."; "Você pensa que cachaça é água..."; "Se você fosse sincera ô ô ô ô Aurora..."

Bom tinha mais dança, mais fantasias, mais paqueras, uma coisa mais tranquila. Eu começava desde o pré carnavalesco, quero dizer baile, porque no clube eram chamados bailes de carnaval e brincava até o final, uma semana depois tinha um baile chamado reminiscencias do carnaval e lá ia eu e a turma de novo.

As roupas eu costurava de dia e usava a noite, amava fazer um vestido tipo camiseta, longo que marcava as curvas do corpo(que naquela época eu tinha) aparentemente discreto, mas dos lados fendas até o quadril... arrepiante. E os bustiê com saia longa saindo do quadril, lindo e sensual. Num desses bailes eu queria sair pra rua e ver se minha irmã estava lá fora, chegando e era costume carimbar a mão pra que pudéssemos entrar sem ingresso. Na portaria me disseram: Não precisa carimbar, todo mundo já te notou, não passou despercebida. UAU!

Gostava tanto de carnaval que me imaginava no clube de bengala, mas não curto mais, prefiro ver pela tv, as coisas mudaram muito.

Ah bons tempos!

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Nunca mais


Sou como as aves do céu
Vôo bem alto em busca de paz
Desço rasante ao encontro de alimento
Fujo quando me perseguem
Sofro ao ser ferido
Busco sempre um alento.

Sonho voar tão alto
Tocar as nuvens
Molhar as penas
Banhar todo corpo
Secar ao vento
Sentir a vida mais amena.

Sonho ser uma ave do céu
Voar, voar, sem olhar para trás
Nunca mais voltar.



terça-feira, fevereiro 10, 2009

Meu gato que é feliz


O ano já vai pelo segundo mês... tudo muito rápido, parece que decorei a casa para o natal num dia e desfiz tudo no outro. Não dá mais para curtir as coisas como antes. Daqui a pouco é carnaval. O Thiago já foi embora para Manaus, a Bete já voltou a trabalhar, logo a Magali volta ao trampo também. A Eliane já até se casou com o Ricardo... A Isadora já voltou para casa dela, o Miguel nem veio... Tudo muito rapidinho. Então vamos preparar o niver da Bete, 24 de fevereiro, claro tema carnaval, pode ser que vem alguns parentes de Lins. A expectativa é grande e é isso que faz a gente caminhar para frente.


Então, aqui vai minha dica de sempre: aproveite cada minuto, ame as pessoas como se não houvesse amanhã, é com o hoje que preparamos nosso amanhã.


Sinceramente falando? A vida é para ser vivida a cada minuto, senão vira um stress, ansiedade e nada de felicidade.

Meu gato que é feliz!

sábado, janeiro 17, 2009

Tudo é uma questão de escolha











Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, cairam ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de saírem dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora.




Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse:
- Não esmoreça!Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!

- Não adianta!- respondeu a outra.- Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?
- Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!
- Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.
Dito isso parou de se debater, afundou e morreu afogada.
- Não posso desistir- disse a primeira.- Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo. Tenho de me manter viva.

Debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite que este acabou virando manteiga. Agora, sim, apoiada sobre uma base sólida, bastou descansar um pouquinho, tomar impulso para fora do latão e recomeçar sua vida sã e salva.





Desde que o mundo é mundo, os problemas são os mesmos. Cada um de nós tem uma maneira diferente de enfrentá-los, e é essa maneira que vai determinar o sucesso ou o fracasso. Tudo é uma questão de perseverança.





( Para que minha vida se transforme- Maria Salete e Wilma Ruggeri )




quinta-feira, janeiro 08, 2009

Caminhos


Sinceramente não sei o que dizer. Deveria estar chorando, mas estou tranquila; deveria estar muito triste mas estou feliz; deveria estar pra baixo mas estou pra cima. Acho que é a certeza de que tudo está bem, quando invade uma ansiedade, a angustia consome a alma é como se o coração sentisse que está tudo errado, mas confio em Deus que tudo está no seu lugar.

A saudade vai pintar eu sei, o vazio de risadas, o silêncio de músicas, o entra e sai de amigos, o telefone sempre tocando...Antes assim do que a certeza de sofrimento, de felicidade por engano, de estômago roncando, de cama fria.

Deus confio e entrego a Ti a paz, saúde, felicidade, segurança, a certeza do caminho certo.
A paz de colo de mãe!

sábado, janeiro 03, 2009

Novo ano


Iniciando novo ano. Sempre me pergunto se alguém acredita que haja algo de novo. Fatiando o tempo em dias, meses, anos, fica difícil achar que tudo continua quando na verdade apenas continua. Sinceramente todos os votos são de renovação, fé, esperança, felicidade. Então me pergunto se ao iniciar o novo ano minha conta bancária se renovou, saiu do vermelho como por milagre; meu cérebro não codificou mais nada de ruim; minha ansiedade passou; não preciso mais fazer ecocardiograma???

Calma, calma!!!

Novo ano se inicia, tudo continua o mesmo mas quando recebemos votos de feliz ano novo, fraternidade, amor, paz, prosperidade sinceramente paremos pra pensar e recebemos os votos de esperança. E quem cre recebe mais fácil a esperança porque cre e crer é muito bom.

É o milagre da renovação e novamente recomeçamos cheios de vontade, força, garra.

Aí gente, sinceramente desejo que 2009 seja um ano de muita esperança, acredite e siga!

Arquivo do blog